SITE DISPONIBILIZA ACERVO RARO COM MAIS DE 2 MIL OBRAS DA LITERATURA DE CORDEL

Blog

23/10/2017 - Even Maria - Créditos da Imagem:http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/poeta.html

Encontra-se disponível para todos os interessados um acervo raro da Literatura de Cordel, gênero literário popular, típico do nordeste brasileiro. Essas obras estão digitalizadas, de modo a possibilitar o acesso aos textos de maneira gratuita e online.

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCBR), foi responsável pela criação deste Acervo de Literatura Popular em Versos, site que reúne cerca de 2.340 folhetos online, de vinte e um autores presentes no acervo digital.

A Professora Ivone da Silva Ramos Maya, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, desenvolveu este projeto, inicialmente, para disponibilizar a coleção de Leandro Gomes de Barros, um dos mais reconhecidos e importantes poetas do gênero. Em seguida, com o patrocínio da Petrobrás, houve uma ampliação da finalidade inicial e foram incluídos folhetos e biografias de outros poetas; além de bibliografia sobre Cordel, referências, artigos, livros, recortes, teses e dissertações.

Confiram mais detalhes no site oficial!

 

Site oficial disponível em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/apresentacao.html

Fonte: http://achistorico.blogspot.com.br/2017/03/site-disponibiliza-acervo-raro-com-mais.html?spref=fb&m=1